A boa comunicação é um caminho com volta

Denilson Grecchi

25 de agosto de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.

Peter F. Drucker

É com essa frase atribuída a Peter Drucker, tido como o pai da Administração Moderna, que gostaria de começar esse texto. Muito provavelmente você já vivenciou, em algum momento da sua vida, uma situação onde uma boa comunicação fez diferença, tanto de forma positiva, quanto de forma negativa…

E você deve se lembrar dessa situação até hoje, não é mesmo?

Momentos decisivos pedem um cuidado especial com sua comunicação, pois todos nós seres humanos, encontramos na linguagem um caminho único e significativo de nos colocarmos e sermos reconhecidos no mundo.

Tudo que fazemos passa pela comunicação, ou diria ainda, por uma troca de sentidos. O que é importante para você pode também vir a ser importante para mim e motivar minhas ações na mesma direção das suas fazendo com que cheguemos no mesmo lugar.

Assim acontece o tempo todo com líderes e seus times. Trocando sentidos que motivam ações na mesma direção, constroem coisas juntos e alcançam os resultados desejados ou necessários para suas vidas, seus negócios, sua comunidade e por aí vai. Daqui entendemos que uma boa comunicação é fundamental para que essa troca de sentidos aconteça com sucesso e engaje seu time no alcance dos resultados. Mas isso quer dizer que há vida fácil nesse processo?

Não!! Definitivamente não há vida fácil quando falamos em uma boa comunicação.

Gosto de usar analogias e vou lançar mão de algumas aqui para falar como vejo um processo de comunicação. Para começar, comunicar bem para mim é como ensinar o caminho a alguém que não possui o mapa para o destino final e dar condições para que essa pessoa chegue bem lá.

Se já pôs o pé na estrada alguma vez na sua vida, entende o valor de um mapa, seja eletrônico ou em papel, tanto faz! No mapa temos muitas outras informações que nos alertam para questões importantes de uma viagem bem sucedida, inclusive os perigos escondidos pelo caminho, como aquele péssimo hotel que você deveria evitar. E assim deve ser um bom processo de comunicação, nos munir de todas as informações possíveis para uma boa viagem ao destino ou objetivo escolhido.

Também acredito que nessa viagem a comunicação não deveria parecer com uma rodovia que possui retornos a cada 200km, ou seja, que não lhe permita voltar e ajustar o caminho com certa facilidade. Ter a flexibilidade de reavaliar sua rota e pegar um atalho ou uma rodovia alternativa é extremamente importante, de forma que um líder precisa estar atento aos sinais que recebe para saber quando é hora de retornar e procurar por outra rota.

Se você já se sentiu sozinho, como quem ficou sozinho, sem combustível, parado em uma estrada deserta a noite e sem ajuda, é porque não tem estado atendo aos sinais vindos do seu time. Enxergar o ambiente para além do que está escrito nas  placas de sinalização, ou no caso, ouvir além das palavras, pode lhe ajudar a não ficar na mão.

Por fim, para ouvir além das palavras é fundamental estar próximo ao seu time, usar toda sua capacidade de empatia para prever possíveis perigos que possa enfrentar, como uma falta de combustível ou engajamento, ou ainda, uma escolha de um caminho alternativo por não conseguir entender o caminho principal sugerido.

Criar um ambiente seguro onde seu time possa se comunicar com ou sem palavras é fundamental para você e todos os líderes que queiram chegar aos seus destinos ou objetivos com segurança!

Sua comunicação não está lá aquelas coisas? Não tem conseguido chegar ao seu destino ou objetivo sem sustos? Clique aqui para saber como o DUX pode te ajudar.

Clique aqui e faça parte do nosso Canal no Telegram para receber dicas semanais de como atingir seus objetivos por meio da sua liderança.

E você, já teve dificuldades em seu processo de comunicação? Conta aqui pra gente!!!

Uma ótima semana!

ESCRITO POR

Denilson Grecchi

Pai dos pequenos Sophia, Lucca e Matteo! Adora tecnologia, uma boa história e não perde a oportunidade de dar um rolé com sua motoca. Psicólogo e Mestre, faz parte do time de consultores do Grupo Bridge.

Artigos Recentes

Grupo Bridge 2021 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News