A importante relação entre conhecimento e colaboração.

Celso Braga

15 de outubro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e reinvenção.”

Paulo Freire

 

Você precisa saber que os ativos físicos que você ou uma empresa possuem não tem mais valor do que o conhecimento. De certa forma esta, percepção vem sendo mais difundida desde a década de noventa quando ficou evidente que a complexidade não pode ser resolvida por máquinas e que a inovação é a grande necessidade emergente para dar soluções para os problemas econômicos. Informação, tecnologia e serviços associados vêm impregnados de conhecimentos que são gerados por quem trabalha, gerados pelas pessoas.

As capacidades das pessoas, suas competências e as suas ações estão diretamente relacionadas com o conhecimento que elas possuem.

Você se torna alguém mais relevante conforme utiliza o conhecimento como insumo para gerar as soluções para desafios existentes e para tomar decisões que influenciam o que está sendo construído para o futuro.

Quando falamos sobre você colaborar, com a construção de ações e perspectivas para enfrentar desafios do tempo presente, precisamos dizer também que não dá para chamar alguém que não tenha o mínimo de conhecimento, seja para aportar nas discussões ou mesmo nas ações a serem realizadas para transformar o ambiente e os negócios. Então, quanto mais raso seu conhecimento menos você pode ajudar!

No mundo prático, é preciso que você tenha estas ações incorporadas no seu dia a dia:
1 – Cuide de selecionar o que precisa aprender como essencial, olhe para o que tem que se atualizar para hoje e perceba tendências que te levarão a escolher o que aprender para um futuro próximo;
2 – Seja curioso sobre o futuro, perceba pequenas coisas que estão ganhando força no seu ambiente pessoal e profissional e que precisa conhecer para conectar com o que você já sabe;
3 – Estude e compartilhe com outras pessoas o que está aprendendo, é uma forma de ampliar sua visão sobre o próprio conhecimento.

Conte com o DUX, seu assistente de desenvolvimento para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento profissional. Participe dos grupos no telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Dux

Despertando o gigante que habita seu time

Tempos atrás recebi o pedido de uma líder para ajudá-la a empoderar seu time para que pudessem substituí-la. Explico! Ela sairia de licença maternidade em 3 semanas e havia decidido não deixar outro líder no seu lugar. O próprio time seria o líder da área.

Leia mais »
Artigos

Quem sou eu quando estou contigo

Tem um ditado que diz: “me diga com quem andas que te direi quem és” que se tornou clássico para nossos pais quando eles queriam nos afastar das companhias consideradas como má influência. Eles tinham de fato metade da razão.

Leia mais »
Grupo Bridge 2020 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News