A importante relação entre conhecimento e colaboração.

Celso Braga

15 de outubro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e reinvenção.”

Paulo Freire

 

Você precisa saber que os ativos físicos que você ou uma empresa possuem não tem mais valor do que o conhecimento. De certa forma esta, percepção vem sendo mais difundida desde a década de noventa quando ficou evidente que a complexidade não pode ser resolvida por máquinas e que a inovação é a grande necessidade emergente para dar soluções para os problemas econômicos. Informação, tecnologia e serviços associados vêm impregnados de conhecimentos que são gerados por quem trabalha, gerados pelas pessoas.

As capacidades das pessoas, suas competências e as suas ações estão diretamente relacionadas com o conhecimento que elas possuem.

Você se torna alguém mais relevante conforme utiliza o conhecimento como insumo para gerar as soluções para desafios existentes e para tomar decisões que influenciam o que está sendo construído para o futuro.

Quando falamos sobre você colaborar, com a construção de ações e perspectivas para enfrentar desafios do tempo presente, precisamos dizer também que não dá para chamar alguém que não tenha o mínimo de conhecimento, seja para aportar nas discussões ou mesmo nas ações a serem realizadas para transformar o ambiente e os negócios. Então, quanto mais raso seu conhecimento menos você pode ajudar!

No mundo prático, é preciso que você tenha estas ações incorporadas no seu dia a dia:
1 – Cuide de selecionar o que precisa aprender como essencial, olhe para o que tem que se atualizar para hoje e perceba tendências que te levarão a escolher o que aprender para um futuro próximo;
2 – Seja curioso sobre o futuro, perceba pequenas coisas que estão ganhando força no seu ambiente pessoal e profissional e que precisa conhecer para conectar com o que você já sabe;
3 – Estude e compartilhe com outras pessoas o que está aprendendo, é uma forma de ampliar sua visão sobre o próprio conhecimento.

Conte com o DUX, seu assistente de desenvolvimento para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento profissional. Participe dos grupos no telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Artigos

“O papel do RH na regeneração das organizações”

O mundo dos negócios deixou de ser linear e passou a ser visto como interligado, cada vez mais complexo e com velocidade acelerada das transformações, onde não temos mais respostas prontas para todas as questões e desafios que surgem de forma incessante

Leia mais »
Autodesenvolvimento

Uma dose de curiosidade para ir além

Você pode construir novos caminhos, ter novas ações e realizar coisas espetaculares indo além, fazendo o que outros não fizeram, mas precisa ser curioso para isto.

Leia mais »
Grupo Bridge 2020 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News