A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original

Celso Braga

24 de setembro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A mente aberta é um motor para sua evolução, te faz flexível e disposto a aceitar novas ideias. A habilidade de moldar o futuro é evidenciada a partir de uma postura de “mente aberta”, com maior propensão para aceitação de ideias. Normalmente, as pessoas que possuem esta habilidade são mais otimistas e se percebem mais responsáveis por fazerem as coisas acontecerem.

Se você fica lamentando o novo, certamente terá dificuldades para aceitar críticas, demonstrando muita ansiedade e alguma possível agressividade, e já que o mundo parecerá estar contra você, essa sensação acaba por gerar uma necessidade de se defender, não é mesmo?

A forma mais clara de obter uma mente aberta é aguçar a sua curiosidade através do exercício da contemplação: observando o que está a seu redor, permitindo que sua percepção comece a revelar possíveis diferenças, sem a necessidade de anulá-las, te chamando a atenção e te levando a ter vontade de saber mais sobre isso.

Ao descobrir algo novo ou ser colocado diante de um desafio, lembre-se que não é preciso ter uma resposta pronta, pois isso revelaria que não se dispôs a manter a mente aberta. É preciso haver um prazer em se aprofundar no novo e em descobrir coisas pelo olhar de outras pessoas e perspectivas antes que se adote uma ação ou posição a respeito.

É uma alegria expandir o que sabemos, achar habilidades que não temos, estabelecer conversas amigáveis e construtivas para desbravar o novo. Mas para isso, é preciso que se dedique um tempo para que sua mente se torne cada vez mais aberta e que as ideias dos outros possam ser recebidas como um presente ao seu crescimento.

Você pode se fechar se estiver muito ansioso ou inseguro para lidar com mudanças impostas, pode também achar que não tem o conhecimento suficiente para lidar com tanta coisa nova acontecendo e, por isso, pode tentar evitar o novo mantendo uma postura mais conservadora no ambiente e nas relações. Cuidado!

Num primeiro momento essas reações são totalmente normais, humanas, mas deixar que a “reação” se transforme em “forma de lidar” com as coisas e diferentes situações pode prejudica-lo num prazo menor do que você imagina. As mudanças e transformações que estamos vivemos está mais evidente a cada dia, e deste modo você pode não conseguir lidar com elas na velocidade esperada, podendo ser até considerado aquele “Cabeça dura”.

A maleabilidade de sua mente, a flexibilidade cognitiva, a fluidez emocional são bases necessárias para vivermos mais felizes no tempo presente. A mente aberta encontra as melhores oportunidades.

No mundo prático tenha estas ações no seu dia a dia:

  1. Olhe ao seu redor e perceba o que está em mudança;
  2. Construa oportunidades a partir das ideias dos outros;
  3. Estude temas diferentes da sua rotina, faça coisa novas e desafie o status quo.

Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento, para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento!

Participe dos grupos no Telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.


Open mind and get a fell good.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Grupo Bridge 2021 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News