Autoliderança é o motor para o sucesso

Celso Braga

22 de junho de 2022

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com a autoliderança, a pessoa se torna “Discípula” de si. Tem força para aprender, se preparar e pensar sobre caminhos possíveis com clareza. É assim que nos tornamos melhores, pelo hábito de ampliarmos nossos conhecimentos e a consciência sobre nossas emoções, o que nos possibilita agir e escolher com maior sabedoria.

Aristóteles nos estimulou a pensar que somos seres de potência, aqueles que podem ser o que desejar. Acontece que a realização do “ser” se concretiza na prática de atos que têm como perspectiva sermos melhores.

Visitando a avaliação 360.º de uma liderança para analisar se o que apontaram sobre ela fazia sentido, percebi que havia um sofrimento latente por ter recebido algumas críticas em pontos específicos. Podemos refletir sobre nossas vulnerabilidades de muitas formas, só que a opinião de outros sempre importa. O que fazer em uma situação como essa?

Ao receber a devolutiva, se a competência autoliderança estiver presente, há um movimento natural de pensar em como exercitar o autodesenvolvimento. Caso contrário, haverá uma negação dos elementos apontados e a pessoa permanecerá presa ao estado atual, impossibilitada de evoluir.

Só podemos melhorar a partir do que aprendemos, e é a disciplina da autoliderança que oferece as condições ideais para sermos cada dia melhores. E tornamo-nos pessoas melhores ao desenvolvemos nosso intelecto, mas também nossa capacidade emocional e relacional. Como?

Aumente suas capacidades intelectuais lendo mais, experimentando novas habilidades ou fazendo um curso.

Aumente suas capacidades emocionais, compreendendo suas emoções, mantendo o equilíbrio e sendo mais paciente, com olhar positivo sobre as coisas. Se precisar, faça terapia.

Melhore suas relações desenvolvendo sua capacidade de ter empatia, de compreender os limites das outras pessoas e exercitando o diálogo através de conversas mais profundas.

A autoliderança é o motor que nos leva à frente. As pessoas que buscam de forma ativa comandar suas vidas, desejando e realizando melhorias constantes, possuem a satisfação de lograrem resultados mais efetivos que os que não o fazem.

Não se trata apenas do fazer pelo fazer, e sim de transformar o “ser”, de uma busca interna pela capacidade para realizar sua vida em bom termo.

Por isso, se você crê que pode ir além sem melhorar a sua autoliderança, cuidado! Esta antiga crença se baseia em práticas escolares e institucionais que te condicionaram a receber tarefas e conteúdos sem questionar, exigindo em troca a repetição e a aceitação. É preciso romper com essa crença de que o seu desenvolvimento está nas mãos de outras pessoas.

Ao substituir esta crença, é você que passa a tomar a frente das decisões e ações, e é a autoliderança que te ajudará nesse caminho. Esta competência se tornou crítica porque escapa do senso comum. Nada de esperar por alguém ou alguma ajuda externa, tudo que você precisa para evoluir está dentro de você! Você quer ser líder de si?

Deixe de reagir às necessidades dadas pelo entorno e busque o que te fará feliz. Ao descobrir, encontre o que precisa desenvolver em si para chegar lá.

1 – Conheça-se. Seja com ferramentas ou pela reflexão, saiba o que quer e/ou precisa melhorar em si, analise o impacto que deseja atingir e, depois de melhorar, e siga agindo até conseguir o que quer;

2 – Aja com coerência entre o que diz e faz. Coloque em prática o que está aprendendo e demonstre estar indo além. Pergunte para as pessoas como veem estas novas ações e analise se está atingindo os resultados desejados;

3 – Tenha clareza dos seus objetivos pessoais e profissionais, trace um caminho para conquistá-los e aja nesta sua direção.

Acredite, as pessoas ao seu redor observam se você tem autoliderança, se tem a disciplina e o hábito de sempre ir além. E, ao identificá-la, certamente se espelharão em você, gerando um movimento de evolução e superação em seu ambiente.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Sem classificação

Entre o real e o necessário

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação. Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share

Leia mais »
Liderança e Autodesenvolvimento

Nossos Vieses – Parte 02

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação. Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share

Leia mais »
Grupo Bridge 2022 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News