Liderança inspiradora

Janice Gonçalves

22 de setembro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sobre a beleza de inspirar sonhos…

Eu sei que existem vários conceitos sobre liderança, mas o que mais faz sentido para mim é o que envolve a capacidade de inspirar pessoas a colocarem sua energia coletiva em prol da realização de um sonho comum.

Não sei como é para você, mas eu acredito que é muito mais empolgante fazer parte de um grande sonho coletivo do que se limitar à realização de um pequeno sonho individual.

E quando se trata de ambiente corporativo, todo mundo sonha em encontrar “o lugar ideal” para trabalhar. Acontece que o lugar ideal para uns tem a ver com algo físico, como a localização, já para outros é o lugar que oferece oportunidades de carreira, e ainda há os que privilegiam o lugar onde se pode estabelecer relações de confiança.

Acredito que no fundo não importa o sonho individual que cada um traga consigo e, sim, o desafio de inspirar as pessoas a compartilharem de um sonho maior e construírem nesse lugar, dia após dia, o espaço ideal para todos, todos os dias!

E é neste contexto que a liderança inspiradora tem relevância significativa para a realização de sonhos. Para isso, é preciso mais do que preparo, exige-se um estilo exemplar de liderança que saiba reconhecer e enaltecer as fortalezas e o caráter das pessoas, orientando-os assim para a criação de um senso de propósito comum, com impulso suficiente para a geração da mudança desejada.

Klaus Scwab, líder de um sonho que, em 1987, se tornou o World Economic Forum, reforça em seu livro: “Precisaremos de líderes inteligentes emocionalmente e habilidosos para modelar e fazer prosperar um trabalho cooperativo. Eles (…) precisarão dirigir por empatia, não pelo ego. A revolução digital precisa de uma liderança diferente e humanizada.”

Isso me faz refletir sobre como a liderança inspiradora traz em si a beleza de concretizar sonhos, porque carrega em si mesma a credibilidade espontânea dos que acreditam neles.

Assim como existem muitos conceitos sobre liderança, existem também muitas formas de a colocar em prática, mas quando se fala de liderança inspiradora é preciso – em primeiro lugar – ser antes de agir, entende?

Isso significa ser uma pessoa que mergulha nessa missão de gerar pessoas mais conectadas com propósitos e sonhos. E eu imagino que essa pessoa seja assim:

  • Sua mente: Uma mente capaz de traduzir o momento atual coletivo, conciliar expectativas semelhantes/convergentes, colaborar para que todos se adaptem e, sobretudo, conectar tudo isso com o desejo futuro.
  • O corpo: Um esforço de cuidar da saúde física porque sabe que ela vai reverberar na saúde mental e organizacional, que a saúde em equilíbrio oferece a resiliência e o estado de presença necessários para uma ação mais efetiva.
  • O coração: Tem a ver com a disponibilidade para lidar com a emoções, sejam as suas ou as dos outros, acolhendo-as e aprendendo com elas.
  • A alma: É ser tão apaixonado e comprometido por uma causa que, ao falar dela, faz com que os outros pensem, ajam e sintam como se fosse sua também.

Utópico?
Não importa!

Eu aprendi que os sonhos são a matéria prima desta vida e que sem eles não há passado, presente ou futuro que nos dê a grande oportunidade de ser e ser cada vez melhor.

Que eu, você e todos nós possamos sonhar de olhos bem abertos!

ESCRITO POR

Janice Gonçalves

Tia coruja do Gustavo e da Larissa, minha rotina é construir a lógica das coisas e transformar em soluções. Fora isso, meu negócio é viajar, conhecer gente e um bom rock’n roll.

Artigos Recentes

Grupo Bridge 2021 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News