Não deixe que a ausência de sentido se instale – Trabalhe por um propósito!

Celso Braga

23 de fevereiro de 2021

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“As pessoas precisam de sentido para pertencer,
têm de perseguir algo entre o bem, a verdade e a beleza para dar luz ao desconhecido”.
Celso Braga

O que é o bem? Provavelmente você vai dizer que o bem está relacionado com o que é correto, justo e de alguma forma cuidadoso com o ambiente no qual os seres humanos se relacionam. Isso porque as pessoas têm necessidade de pertencer a lugares nos quais sintam-se respeitadas, onde percebem que os outros também são respeitados em suas individualidades, querem estar em ambientes em que todos são incluídos, pois são importantes e – de alguma forma – isto é o que significa o “bem”.

A verdade é dada pelo sentido do conhecimento, pelos fatos que produzem formas existir no mundo que sejam consideradas positivas pelas pessoas. Se a sua forma de vida é percebida como positiva, ou como melhor, em diversos aspectos, então o que está fazendo é valorizado, considerado importante. Além de ter grandes chances de ser reconhecido e passar a ser contado, tanto agora quanto posteriormente, como algo do qual fez parte, como seu legado. Este conceito inclui você ser capaz de ser produtivo, já que ao sê-lo em nível máximo você tem mais chances de ser reconhecido como ser humano em plena potência.

E a beleza tem uma relação com aspectos intangíveis como afeto, amizade, paz, cuidado com o outro, coisas que não têm aspecto utilitário, ou produtivo, mas de fato importam. Isto cria conexões, valoriza relações e como Paulo Freire disse: “as pessoas são seres de relações, que não apenas estão no mundo, mas efetivamente estão com o mundo”, logo, este valor faz você se sentir pertencente também.

Quando você reflete sobre um propósito para além de si mesmo, compartilha e consegue fazer as pessoas se conectarem a ele. Elas podem então encontrar o sentido que as fará desejarem pertencer ao ambiente, ao grupo ou simplesmente estarem conectadas a você. Isto é realmente importante, pois deste modo as pessoas podem ir além em suas ações e crescer para atingirem este propósito ao seu lado.

Veja o que você pode fazer para gerar sentido e elevar o senso de pertencimento:
1 – Crie um propósito, e se puder faça isto junto com as pessoas;
2 – Estabeleça o que vai ser feito para que este propósito seja percebido como realidade nas ações do dia a dia;
3 – Procure aprender e estimular todos a irem além em suas habilidades, em suas relações e na construção de um ambiente favorável ao alcance do propósito comum.

Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento. Participe também dos grupos no telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Sem classificação

Entre o real e o necessário

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share on

Leia mais »
Liderança e Autodesenvolvimento

Nossos Vieses – Parte 02

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share on

Leia mais »
Liderança e Autodesenvolvimento

Nossos Vieses – Parte 01

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share on

Leia mais »
Grupo Bridge 2021 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News