Novas competências – A importância da entrega

Celso Braga

17 de dezembro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Novos saberes estão entrando em nosso mundo, nunca houve tantos conhecimentos e tantas novas habilidades sendo exploradas na evolução humana quanto no início do século XXI.”

Celso Braga

 

Você precisa saber que aprender e, consequentemente, evoluir suas competências é algo que te levará longe. Também levará as pessoas que você quer influenciar a outros patamares de proficiência e, a partir daí, claro, as entregas serão feitas de maneira mais efetiva.

Recentemente, atuei ajudando 7 times a evoluírem em seu propósito e a aproveitarem melhor seu protagonismo. Eles definiram protagonismo como “reclamar menos e dar mais sugestões de como mudar o que pode ser melhorado”. A entrega destes times superou em 20% a meta.

Parece que as pessoas consideram isso algo banal, ou que não precisamos cuidar das pessoas. Afinal, cada um cuida de si mesmo e deve saber de suas responsabilidades. Certo?

Errado!

Quem quer ter um time entregando mais, com uma melhor aplicação das suas potencialidades, através das competências compatíveis com as entregas, não pensa assim. Pelo contrário, e com isso consegue obter resultados como os descritos acima – diferenciados!

E o que eles conquistaram no final? Todos foram reconhecidos, premiados e comemoraram a conquista de um clima melhor no trabalho.

Pode ser que as competências que necessitemos nem sejam assim tão novas, capacidade de comunicação, protagonismo ou empreendedorismo, visão sistêmica, capacidade de trabalhar em time, e por aí vai. Há uma centena de indicações sobre quais competências que – se bem desenvolvidas – te levam a usar mais de seu potencial e consequentemente a garantir entregas mais efetivas.

Entregas podem ser – inclusive – coisas que você mesmo tem que fazer para si, coisas que as pessoas que você influencia precisam de responsabilidade ou as metas e projetos empresariais nos quais estejam envolvidos. A vida com sentido é feita de entregas!

Ao ter cuidado com o desenvolvimento das competências você encontrará a melhor forma de fazer a vida seguir evoluindo, encontrará prazer e satisfação na convivência entre as pessoas, além de produzir isto também para aqueles que deseja influenciar. Isso permitirá que vivam vidas mais completas na hora de participarem da sociedade.

Se aplicar melhorar suas competências, adquirir novas competências tanto para si quanto para seu time, buscando evoluir e utilizar mais o potencial de todos, você permitirá que cheguem mais longe em seus papéis profissionais e pessoais, por isso o tema é muito relevante.

Três coisas essenciais para fazer:

  1. Compreenda as competências essenciais para poder evoluir em suas competências e as relacione com as entregas que deseja e, ou, necessite fazer;
  2. Compartilhe com o time a necessidade de evolução dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes, os quais formam as competências, e discutam como isto pode lhes fazer serem melhores como profissionais e pessoas;
  3. Mantenha disciplina no processo de aprendizagem, de experimentação e de comemoração na evolução da aplicação das competências. 30 minutos diários são uma forma efetiva para evolução.

Conte com o DUX assistente de desenvolvimento para seguir em frente, realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento. Participe dos grupos no telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Grupo Bridge 2021 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News