POR QUE CRESCER OU SE DESENVOLVER? – PROPÓSITOS E LIMITAÇÕES

Celso Braga

2 de março de 2021

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
“Todos os homens, por natureza, desejam saber”.
Aristóteles

O desejo pelo conhecimento pode vir acompanhado pelo desejo de crescer, se desenvolver e ultrapassar os próprios limites. Nada indica como isto pode ser feito, pois o desejo por si só não produz o resultado esperado.

Logo, a questão é “você quer realmente crescer e se desenvolver, ou entende que o ponto em que chegou é o suficiente para sua felicidade?” Esta escolha é somente sua. Ninguém precisa crescer na carreira, obter mais coisas, ter mais conhecimento se não achar que isto é realmente importante para si.

Se você escolhe ir pelo caminho de crescer, se desenvolver e saber mais, então precisará incluir ações que farão com que sua busca, sua jornada por um desenvolvimento efetivo, aconteça. Haverá um esforço a ser empreendido para ir adiante, que deve ser assumido com responsabildiade.

Os desafios, problemas e obstáculos se apresentarão em várias formas, seja como falta de tempo ou cansaço, seja como dúvida por não saber o caminho correto a ser trilhado ou mesmo questionamentos por não se achar capaz de ir além.

E acredite, essas barreiras serão tentadoras. Mas, se você quer ser uma pessoa que influenciará outras, seja como pai ou mãe, como líder comunitário ou mesmo líder em ambiente de negócios, você terá que entender que este é um chamado que não pode deixar de atender!

A vocação do líder tem de estar de alguma forma atrelada a capacidade de dispor do seu tempo para atuar pelo crescimento dos outros. Porém, se você é um técnico atuando como líder, com uma natureza mais voltada para o aprendizado dos processos ou de questões tecnológicas, terá um caminho diferente e, possivelmente, enfrentará seus próprios limites para aprender a lidar com as pessoas.

De qualquer forma, para cuidar do desenvolvimento das pessoas é preciso descobrir se elas já têm um propósito pessoal que as instigue a crescer e se desenvolver, e se possuem alguma limitação que possa levá-las a acreditar que não incapazes de ir além.

Por que crescer? Por que se desenvolver? Para se tornar a pessoa que quer ser, porque se é capaz de criar condições melhores para lidar com o hoje pode, de alguma forma, produzir condições para um futuro melhor, mais desejado. As pessoas que acreditam nisso se impulsionam para frente, ultrapassam condições históricas e se tornam responsáveis por um futuro que já se descortina! Entendo bem essa potencialidade, por ter começado minha vida varrendo chão em uma fábrica e ainda continuar no processo de me fazer melhor para o que vem por aí, sou prova de que podemos construir um futuro melhor tanto para nós quanto para os que estão ao nosso redor ou sob nossa liderança.

O aprendizado se dá em fluxos, nós vivemos experiências que gravamos na memória e com o tempo as transformamos em vivências que – se aliadas a ações – nos levam a entender e conhecer mais do mundo. Nos dão a liberdade de ultrapassar estágios, nos tiram da zona de conforto e nos levam além, seja como pessoas, como profissionais ou como líderes.

Veja o que você pode fazer para gerar estímulos ao desenvolvimento e ao crescimento daqueles que estão sob sua liderança:
1 – Converse com as pessoas sobre seus desejos futuros e liste o que precisam fazer para se desenvolverem e crescerem na direção que desejam;
2 – Estabeleça um caminho organizado, é função de quem influencia guiar corretamente suas jornadas;
3 – Discuta o potencial que acreditam ter e lhes mostre que é necessário investir numa busca automotivada, já que o percurso cada um deve trilhar por si.

Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento. Participe também dos grupos no telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.
 

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Grupo Bridge 2021 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News