TODA COMUNICAÇÃO ACONTECE NA RELAÇÃO

Celso Braga

17 de junho de 2021

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Somos seres de relação e linguagem e tudo acontece em torno dessa premissa”.

Celso Braga

 

Você pode pensar mais sobre como deixar sua comunicação fluir se compreender que ela está sempre à serviço da relação. Tanto que a definição de vínculo do professor Moyses Aguiar é “a quebra de barreiras no fluxo comunicacional para estabelecimento de um projeto comum.”

 

Se temos barreiras de comunicação não conseguimos ter projetos comuns, assim, afastados de um destino em comum não precisamos investir na relação. Boas relações dependem de boa comunicação e todos nós vivemos dificuldades de nos comunicar ou de nos relacionar em um ou outro momento da vida.

 

Se você chegou até este ponto da leitura é porque deseja construir uma boa comunicação com as outras pessoas, porque estar com elas importa, e para fazerem algo juntos. Portanto, vamos entender como podemos melhorar nossa comunicação sendo mais claros e fluidos nesta habilidade.

Ouvir importa! Se você fala mais do que ouve, saiba que sua comunicação já perde alguns pontos, o ir e vir da conversa precisa de tempo para ouvir o outro, então, no mínimo você deve ouvir 50% e falar 50%. Mas, se quer mesmo ir além, então experimente ouvir mais do que falar e, ao expressar algo, experimente ter mais foco e precisão.

 

Fuja de interpretações, se fica ansiosamente querendo preparar o que vai dizer, antecipando o que o outro está pensando, obviamente vai interpretar mal o que está sendo dito. Então esclareça, pergunte para saber se entendeu bem o que a outra pessoa desejou dizer. Isso, certamente, evitará muitos mal-entendidos por aí.

 

Conclusões sim, mas sem apressá-las! É preciso investir um tempo na comunicação, na conversa que vai e vem, para então ao final chegar em algum ponto em comum. Em certos casos pode ser necessário um consenso – A origem da palavra quer dizer aceitar com dor – nunca será exatamente como se quer individualmente ou egoisticamente, logo tem mais a ver com abrir mão de parte para o conjunto ganhar.

 

Você pode ter toda a razão, mas o linguajar também é emocional, ultrapassa o limite do racional para dar, de forma integrada, uma pitada de amor pelo outro, de empatia e consideração, o que te leva a compreender que o projeto é comum e não individual.

 

Romper vínculos significa tornar o outro sem importância, algumas pessoas têm o outro ao lado, mas dão tão pouca importância a esta presença e a própria pessoa que não vinculam. Logo, não existe a possibilidade desta convivência gerar frutos. Há líderes egoístas, que só se importam consigo mesmos como há pessoas em todos os lugares assim, porém todo mundo se afasta deste tipo de gente.

 

A comunicação clara flui na interdependência, na percepção de que não há polaridades com o certo e o errado absolutos, ela flui quando você considera a opinião do outro como a verdade desta pessoa e que não precisa ser a sua verdade. Considera sua opinião porque considera esse outro e projeta um futuro a seu lado, melhor que hoje e em comum.

 

Sendo uma habilidade, a comunicação clara é também uma habilidade relacional que você tem e, claro, pode ser aprimorada. Afirmo que você tem, pois todos os serem humanos nascem aprimorando seu processo de comunicação e relação. A gente aprende a linguagem com o outro, aprende a se relacionar com o outro e existe com e por causa do outro.

 

Toda forma de se comunicar e se relacionar é cultural, está em uma relação direta com o que foi aprendido como certo e errado para pertencer a um determinado grupo ou para ser aceito e funcionar naquele grupo. A evolução cultural é, então, uma premissa a ser desenvolvida por cada um.

 

Você pode ter convivido com pais que não falavam muito com você por ser criança, ou até mesmo por ser criança pode ter ouvido “saia que esta conversa é de adulto”, ou ter vivido em um ambiente em que podia dizer tudo que sentia e pensava, moldando culturalmente a sua forma de expressão e comunicação. É preciso avaliar se em qualquer destes casos isto está te ajudando ou atrapalhando na comunicação e refletir se precisa mudar, acrescentar ou excluir algo em sua capacidade de se relacionar.

 

Se perceber que precisa ou deseja melhorar, experimente:

1 – Equilibrar o tempo entre falar e ouvir;

2 – Esclarecer com a outra pessoa o projeto comum, aonde querem chegar;

3 – Criar relações sem barreiras, fortalecendo assim seus vínculos.

Experimentar ampliar sua comunicação te trará a alegria de conviver e construir o futuro!

 

Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento para seguir em frente.  www.desenvolva-se.com

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

grupo_bridge_brand_grupobridge_vert_bco.png

Produtos

Livros


Fale com a gente

+55 11 2095 5510
[email protected]


Endereço

Grupo Bridge

Rua Apucarana, 474 – 03311-000 – São Paulo, SP

Grupo Bridge 2024 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News