Uma dose de curiosidade para ir além

Celso Braga

6 de novembro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Aqui, no entanto nós não olhamos para trás por muito tempo, nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos…e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente.” Walt Disney

 

Você pode construir novos caminhos, ter novas ações e realizar coisas espetaculares indo além, fazendo o que outros não fizeram, mas precisa ser curioso para isto. Construir a alta performance depende da coragem de ir em frente fazendo o que ninguém ainda fez.

Cada pessoa, assim como você, pode aprender continuamente a utilizar cada vez mais as suas capacidades, sua aprendizagem e sua potencialidade, produzindo um desempenho sempre melhor nas coisas que precisam ser feitas. Isso inclui aquelas em que um desafio acaba por tirar da zona de conforto.

O fato é que: É preciso empregar uma curiosidade maior sobre tudo o que nos cerca, adquirindo assim uma fonte inesgotável de energia nova!

Sempre me questionam sobre como encontrar respostas aos grandes desafios que são apresentados, reclamam que isto ou aquilo lhes incomodam, apresentando cada fato como algo terrivelmente incômodo na hora de seguir em frente e entregar bons desempenhos ou resultados. Eu devolvo as perguntas abrindo novas possibilidades de respostas, indagando se algo mais pode ser feito e se as coisas podem ser vistas por outras perspectivas, mudando a percepção de finais catastróficos apresentados. É impressionante como pequenos motivadores de curiosidade levam as pessoas a se abrirem para o novo, para o desconhecido, e desta forma imediatamente começam a pensar em novas respostas.

É por isso que, quando falo para você, eu sei que a sua curiosidade está aí. Procure não parar de utilizá-la, de ir além, para fazer melhor as coisas. Para poder ver o que não pode ser visto agora, e que, todavia, um minuto depois de aguçada a “visão”, pode trazer uma nova percepção construindo aprendizados e saídas possíveis para os seus desafios.

Quer saber quais são os grandes alimentos para a sua curiosidade?

Aproveite:

1 – Ao se deparar com um problema, desafio ou algo que te tire da zona de conforto (ou seja, daquilo que você já sabe e/ou domina), pare e liste suas percepções. Coloque o que faria na situação nesta lista e pense em dois modos novos de fazer, baseando-se em algo diferente do que faria normalmente;

2 – Procure olhar no dia a dia coisas que seriam interessantes de acontecer se fossem feitas de modo diferente, procure buscar opiniões de outras pessoas para ver se olham os desafios com outro olhar. E, claro, fale com pessoas que não são as que convivem diretamente com você para ter o frescor de um novo olhar;

3 – Explore novos lugares, novas músicas e ritmos. Mantenha a mente aberta para descobertas e opções que não são as mais óbvias logo de cara.

Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento!

Participe dos grupos no Telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.

Aproveite!

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Artigos

“O papel do RH na regeneração das organizações”

O mundo dos negócios deixou de ser linear e passou a ser visto como interligado, cada vez mais complexo e com velocidade acelerada das transformações, onde não temos mais respostas prontas para todas as questões e desafios que surgem de forma incessante

Leia mais »
Grupo Bridge 2020 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News