Vamos falar em diversidade? Sempre é tempo…

Bárbara Crespo

3 de dezembro de 2021

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Falar em Diversidade & Inclusão (D&I) nunca é demais, ao contrário, precisamos sempre trazer esse tema para conectá-lo às demais pautas e fóruns de nossas vidas. Ao pensarmos como sociedade, podemos enxergar claramente e compreender a necessidade da inclusão para garantir a justiça social. Afinal, somos uma sociedade diversa e plural, com várias injustiças sem reparação que pulsam e repulsam a todo instante em nossas interações.

Se de todas, pinçarmos apenas a perspectiva racial, aproveitando o término do mês da Consciência Negra, podemos retomar uma forte discussão sobre o tema: O que pensar a respeito de um país que a maioria da população é de pretos e pardos e, ainda assim, possui uma representação tão baixa de pessoas não brancas em espaços de decisão e poder?

Dentro das organizações brasileiras somente cerca de 20% dessa população racial assume papéis de liderança. E quando se pensa na questão de mulheres negras como líderes, incluídas no processo decisório, esse percentual é reduzido drasticamente!

Neste recorte da abordagem organizacional – além da questão da justiça social que, por si só, já diz tudo – podemos também falar sobre a necessidade de transformação cultural que todas as organizações estão vivenciando neste cenário mutável e complexo.

As organizações devem compreender que a necessidade de investir em D&I é uma estratégia de vantagem competitiva e fator-chave para o crescimento e sustentabilidade dos negócios. São visíveis e tangíveis os benefícios colhidos no investimento no tema, ainda que os esforços exijam alto nível de engajamento, tempo e processos contínuos para garantir os resultados.

Quando refletimos sobre a organização como um todo, um investimento planejado e estruturado em D&I pode gerar a melhoria do clima organizacional, com maior senso de pertencimento e engajamento das pessoas. Este sentimento e percepção de valorização dos indivíduos por serem quem são, com seu potencial reconhecido, é definitivamente o grande diferencial quando se pensa em pessoas!

Times diversos em sua composição podem atuar de forma plural e inovadora, trazendo mais soluções aos desafios das organizações. Há a melhoria e o aumento da assertividade e agilidade nas tomadas de decisão, além de melhor desempenho em resultados. Tudo isso amplia consideravelmente as possibilidades de criação de produtos ou serviços com maior foco nos clientes.

Sem dúvida, a percepção da sociedade em que uma organização como esta está inserida também é impactada, influenciando todas as suas partes interessadas. A empresa pode ser reconhecida com a visão de Marca Empregadora, atraindo e propiciando maior retenção de talentos, fidelizando fornecedores, parceiros e clientes. Porém, mesmo conhecendo todos esses benefícios, na prática sabemos que não é fácil atuar nos temas de D&I dentro das organizações.

Você tem este tema como um dos desafios do seu ambiente organizacional?

Saiba que temos muito a colaborar sobre o tema. Caso precise de ajuda para sensibilizar seus líderes e times, para iniciar ou mesmo fortalecer esta discussão e ampliação de consciência, conte com nosso time!

ESCRITO POR

Bárbara Crespo

Psicóloga e Consultora especializada em desenvolvimento de líderes e times. Ama uma mesa farta para compartilhar com a família e os amigos, é apaixonada por música e filmes, tem o mar como um refúgio e procura se desenvolver de forma holística enquanto ser integral.

Artigos Recentes

Sem classificação

Entre o real e o necessário

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share on

Leia mais »
Liderança e Autodesenvolvimento

Nossos Vieses – Parte 02

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share on

Leia mais »
Liderança e Autodesenvolvimento

Nossos Vieses – Parte 01

Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share on twitter Share on

Leia mais »
Grupo Bridge 2022 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News