“A comunicação guia a comunidade ao entendimento, intimidade e valorização mútua”. Rollo May – Psicólogo.
A comunicação tem uma importante função: nos aproximar uns dos outros. Há muita dificuldade na compreensão das pessoas entre si. Porque nós damos nossas próprias interpretações para as coisas que são ditas por outros ou para as coisas que nós mesmos queremos dizer.
Outro dia estava com um time e seu líder, pois eles queriam melhorar o nível de empoderamento entre a base e a liderança. O líder pensava que as pessoas podiam ir além nas decisões, mas não em todas as decisões. Acontece que isto não estava muito claro e, como sempre ocorre com o que não fica claro para todos, o time pensava que podia ir além em decisões que, de verdade, não cabiam a eles por conta das consequências envolvidas. Conclusão: ninguém estava satisfeito!
Foi somente com algumas horas de uma boa conversa que o entendimento se deu – os limites foram clarificados – e ambos, time e líder, ficaram satisfeitos.
A construção da intimidade a partir de uma conversa é sempre um modo de valorização entre as pessoas que se comunicam. Há tempos o diálogo, ou conversa, vem sendo evidenciado como elemento-chave na construção de estratégias, principalmente porque garante que as pessoas se sintam mais valorizadas e sua participação passa a ser cada vez mais fonte de inovação, além de aumentar as chances de se conseguir chegar a novos patamares de crescimento.
No ambiente empresarial a liderança precisa ser cada vez mais efetiva em sua comunicação, em casa os pais têm que ser cada vez mais próximos dos seus filhos, na comunidade todos têm que estar muito alinhados na comunicação para superar os desafios da sociedade. É assim que podemos ir além no processo de transformação e evolução cultural de todos os ambientes.
O desafio é inerente ao tempo atual, já que não há mais donos da verdade e precisamos nos aprofundar no entendimento conjunto de tudo o que está ao nosso redor. Como influenciadores, precisamos desenvolver nossas habilidades de construir clareza na comunicação. Quem estiver mais hábil aqui fará a diferença para o ambiente e, consequentemente, para o seu crescimento.
Comunicar claramente suas ideias, saber envolver as pessoas numa conversa que leva ao entendimento mútuo é uma habilidade que – inegavelmente – torna as pessoas mais influentes em seu meio. Esses simples passos podem te ajudar nessa busca:
1. Formule perguntas sobre o tema que vai falar;
2. Ouça respostas e apresente seu modo de pensar sobre o tema;
3. Abra para o “ir e vir” do entendimento em relação ao tema que está discorrendo;
4. Acolha pontos de vista e elabore acordos com todos;
5. Registre as conversas com fotos, textos e descobertas.
É preciso fazer isto de forma constante, pois o exercício leva à melhora de suas habilidades de comunicação e garante a expressão clara das suas ideias.
Se não for possível uma conversa e se faça necessário somente informar abertamente para um grupo suas ideias, siga fazendo as perguntas que “supõe” que a plateia faria se tivesse oportunidade. Vá respondendo as perguntas em seu discurso e dando exemplos do que quer dizer. Explore na comunicação o que seria uma confusão possível diante do tema, e diga: Alguém pode pensar isto, mas o que quero dizer é…”
Construa seu discurso antecipadamente, pense nos detalhes, demonstre o que está por trás do que quer dizer, pressupostos e elementos-chave que levaram até a ideia central, ilustre pensando em boas imagens, compartilhe com alguém antes de expor para o grupo, e arrase!
Entre em contato conosco e continue sua jornada de desenvolvimento!
Email: [email protected]
Telefone: +55 11 96167- 5694