Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação. Compartilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Na hora mais difícil, no momento mais confuso, em que o medo toma conta de todas as pessoas por causa do caos que estamos vivendo com esse COVID-19… É neste momento que você precisa se vestir de coragem e se mostrar presente!
A coragem não é ausência do medo e sim a capacidade de agir apesar dele. As pessoas precisam sentir confiança em quem as está liderando. Uma confiança vinda do potencial humano de ser apoio e suporte quando preciso, mas também de encontrar saídas, mesmo para as situações mais difíceis.
Não importa se estamos inseguros, desesperados, angustiados ou numa combinação disso tudo. Importa sim, o quanto de tempo que vamos ficar presos nestes sentimentos que bloqueiam nossa capacidade de ver as coisas por novos ângulos.
Não podemos deixar esse medo nos isolar. É momento de união, de discutir com mentores, encontrar outros líderes ou pessoas que possam nos ajudar a pensar em conjunto sobre o que estamos vivendo. Será ouvindo diferentes pessoas que poderemos ver as coisas por ângulos completamente diferentes e ativar a nossa inteligência coletiva.
Ações como essas nos permitirão organizar as ideias, equilibrar as emoções e – principalmente ter ferramentas úteis para gerir a nossa equipe neste momento que tende a ficar ainda pior com o passar dos dias.
Nossos colaboradores precisam de nós agora. Precisam ser confortados, aguardam direções mais claras, pedem e esperam decisões para seguir em frente, seja em qual caminho for. Trocar ideias com eles, compartilhar seus próprios receios, e abrir o diálogo para discutir soluções possíveis fará toda a diferença neste momento.
Agora é a hora de ouvir, oferecer suporte e incentivar. Ser um líder realmente inspirador!
Por certo não existem boas notícias imediatamente, nem num curto espaço de tempo, mas em alguma hora tudo vai passar e viveremos em paz novamente. E, enquanto isso, nós – os líderes – precisamos ser o elo forte de ligação, a fim de garantir que nossos colaboradores se mantenham firmes enquanto um time que pode se apoiar e também se ajudar nas respostas de enfrentamento do momento.
Líderes corajosos, contem uns com os outros, ajudem nas decisões mais difíceis, exercitem o seu potencial de forma a navegar por respostas nunca antes pensadas. Vamos construir as alternativas para enfrentar a situação presente e vamos juntos decidir, guiar e organizar o caminho de reconstrução de tempos melhores.
E o mais importante: se façam presentes! Garantam que suas equipes tenham a certeza de que vocês estão juntos nessa.
O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.
Bons influenciadores, bons líderes, bons pais ou boas pessoas em geral tratam com respeito o potencial de realização das pessoas. E o que é este tratar…
Lideranças empáticas são excepcionais Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share