Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação. Compartilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
sobre a importância da presença
Você já fez essa conta?
–Metas + Processos + Pessoas = Resultados.
Imagino que sim!
Principalmente se lembrarmos que uma habilidade muito requisitada da liderança é agir com excelência para que a conta feche e o negócio seja impactado positivamente. E esse resultado geralmente deriva de um esforço coletivo entre lideranças e times.
Assim, a excelência está intimamente conectada com qualidade que empenhamos para garantir a entrega de resultados. O empenho dessa qualidade pode ver visto por diversas perspectivas, mas, por agora, convido você a lançar o olhar à excelência pela perspectiva da qualidade da presença, isto porque a profundidade no estar traz melhores direcionamentos, equaliza os esforços e aproveita melhor as oportunidades.
Na prática isso significa ter e garantir que tenham maior atenção às atividades que estejam definidas como estratégicas, decididas como prioridade ou combinadas com os objetivos propostos. Isso evita que você perca a cabeça e o coração nas diversas demandas diárias que brotam feito água de nascente, sem usar filtros ou critérios.
Portanto, a conta não é quantitativa e sim qualitativa!
A profundidade no estar tende a nos levar a outro patamar de excelência, principalmente quando conseguimos explorar ao máximo essas 03 capacidades, acredito eu, inatas em qualquer pessoa:
Capacidade de aprofundar-se em si mesmo: diz respeito à capacidade de nos desconectarmos do ambiente externo e entrarmos em contato com o nosso interior. Assim, a gente entende e controla nossos próprios sentimentos e emoções para podermos entrar em estado de flow, ou seja, mantermos uma concentração profunda. Quando exploramos essa capacidade na prática, conseguimos minimizar as distrações externas e manter a performance, alcançando assim os resultados desejados.
Capacidade de aprofundar-se no outro: se refere a atenção que a pessoa dá às pessoas próximas, incluindo a disponibilidade para ouvir, observar e se relacionar. Quando acessamos essa frequência somos capazes de inspirar, potencializar as habilidades e desenvolver as competências das pessoas, fazendo com que estas também alcancem seus objetivos e potenciais.
Capacidade de aprofundar-se no ambiente: significa prestar atenção ao contexto ao qual estamos inseridos, nas informações que o mesmo oferece e nas possibilidades que ele disponibiliza. Uma vez acionada, é esta capacidade que nos leva a traçar estratégias assertivas, desenvolver novos projetos e resolver problemas com maior facilidade.
Como ocorre com qualquer capacidade, estas três também podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Mas, isso exige de você a intenção de dar o primeiro passo, que é decidir estar, manter presença para fluir no aqui e agora e ser o protagonista da situação.
Para tomar essa decisão, basta refletir sobre que tipo de pessoa você: daquelas que faz ou que tanto faz?
ESCRITO POR
Janice Gonçalves
Tia coruja do Gustavo e da Larissa, minha rotina é construir a lógica das coisas e transformar em soluções. Fora isso, meu negócio é viajar, conhecer gente e um bom rock’n roll.
Bons influenciadores, bons líderes, bons pais ou boas pessoas em geral tratam com respeito o potencial de realização das pessoas. E o que é este tratar…
Lideranças empáticas são excepcionais Blog do Grupo Bridge Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.Compartilhe este artigo: Share on facebook Share