“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”
Aristóteles.
Dialogar repetidamente sobre a direção a ser alcançada com as pessoas as quais quer manter um grau de influência, seja seu time, seus filhos ou em seus grupos de atuação é fundamental para se alcançar os resultados desejados. Checar o entendimento sobre o horizonte a ser construído e alcançado, leva as pessoas para a direção certa.
Por que será que há dúvidas sobre a direção a seguir? Por que você escuta que a direção não estava tão clara ou que o caminho está errado?
Um dos motivos é que as pessoas não associam as atividades do cotidiano com a direção a seguir quando interpretaram de modo diferente para onde realmente deviam estar indo. Se você já passou por esta situação, saiba que mais de 70% das pessoas não se conecta com tanta facilidade à uma direção.
Para evitarmos esse desalinhamento, a dica de ouro é voltar ao tema várias e várias vezes ao longo do caminho. Isto vai permitir que as dúvidas e as diferentes visões sejam dissipadas. Terá que tornar um hábito conversar para onde estão indo e qual horizonte devem alcançar. É uma dança sem fim. As pessoas que estão com horizontes mais alinhados e associam melhor a direção com o que fazem são 93% mais felizes daquelas que estão desalinhadas. Você, no final das contas, é um construtor de felicidade ao exercer o hábito de conversar sobre a direção a seguir!
Estive acompanhando um grupo de executivos por seis anos e o direcionamento do negócio era dobrar a empresa de tamanho e, várias e várias vezes se perguntavam o que estavam mesmo fazendo e reafirmavam com clareza e segurança que precisavam crescer, dobrar o tamanho do negócio e todos cresceriam desta forma. Chegaram lá, e destaco aqui o quanto foram capazes de envolver todos os colaboradores no caminho e mudarem uma cultura conservadora para uma cultura empreendedora. Agora ninguém tem mais dúvida sobre esta nova identidade do negócio.
Direção e clareza em tempos de mudanças e incertezas é essencial para se construir novos horizontes.
O que você pode fazer então?
Três coisas essenciais:
1 – Demonstre em todas as suas comunicações e ações como elas se associam com a direção que estabeleceu;
2 – Peça sempre para as pessoas correlacionarem o que fazem com a direção ou horizonte que estão seguindo;
3 – Traga à tona as dúvidas das pessoas para serem debatidas no time, a dúvida de uns pode ser a de muitos.
Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento para seguir em frente. Realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento. Participe dos grupos no telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.