Diálogo – Fonte de transformações

Grupo Bridge

28 de dezembro de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“No conversar construímos nossa realidade com o
outro.

Não é uma coisa abstrata. O conversar é um modo
particular de viver junto em coordenação do fazer e emocionar.

Por isso o conversar é construtor de realidades.”

Humberto Maturana

A sua capacidade de estabelecer conversas poderosas determinará qual o grau de influência que você pode estabelecer com o seu grupo. Não se trata apenas de falar e sim de ouvir, perguntar, e aprofundar o entendimento sobre o olhar de cada um que está ao seu redor.

Por que chamo de conversas poderosas? Simplesmente porque elas podem te ajudar a ser mais assertivo, empático e mais educativo, garantindo que você seja a pessoa que amplia o que todos conhecem sobre um assunto ou situação.

Para isso, você terá que fazer um esforço e superar os ditos populares que estão entranhados na sua cabeça, como, por exemplo: “Jogar conversa fora”; “ficar de papo furado”, e por aí vai. Isso porque cada conversa importa!

Cada conversa é importante para saber o que os outros pensam, para rever o que você mesmo pensa, para entender quais emoções estão presentes e como podem interferir no que precisa ser feito.

Você precisa ter em sua gestão um tempo dedicado para as conversas, para dialogar sobre todos os assuntos que impactam o seu grupo e você mesmo. As pessoas mais influentes sempre priorizam este tempo para conversar na agenda, que vai muita além do tempo destinado às tarefas cotidianas, das ações pragmáticas ou de respostas técnicas necessárias.

Como você se organiza para isso?

Outro dia estava organizando os desafios de entrega de um time, juntamente com o diretor e os gerentes, e percebi que não havia rituais de conversa programados onde os colaboradores pudessem se expressar. Arrumamos isto, gerando o espaço para tal, e o resultado foi espetacular. Todos se organizaram melhor em suas tarefas, compreenderam os desafios e se ajudaram, combinando, inclusive, tempo para falarem entre si e compartilharem boas práticas que levassem seus resultados a um melhor patamar. Como os líderes em questão abraçaram verdadeiramente este modo de fazer as coisas, puderam dedicar mais tempo à gestão de pessoas e menos ao cotidiano. Com isso, o resultado do negócio superou as expectativas no número final.

Se você não foi preparado para ter boas conversas em grupo, não se preocupe. Você não está sozinho!

As lideranças foram ensinadas no estilo “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, e isto vem desde os tempos na escola. A boa notícia é que todos querem conversar mais, basta oferecer o tempo adequado. Você poderá comprovar como todos tornam-se interessados em andar a seu lado! Não se trata de fazer o exercício de deixar todos falarem para, então, você dizer o que quer e pronto, pelo contrário. Tem que ser genuíno, tem que desejar ouvir e se deixar ser contaminado pelas múltiplas visões. Com isso, você perceberá a ampliação de visão do todo, podendo assim fazer bons acordos sobre como as coisas necessitam seguir, além de garantir que as pessoas te ajudarão nisto, não porque você quer, mas porque entendem o propósito e participam do caminho.

Ao melhorar a sua capacidade de comunicação, aumentando o fluxo de conversas com as pessoas, você entenderá melhor o engajamento de todos nas mudanças e ações necessárias para fazer as coisas evoluírem. É sempre uma questão de crescimento, progressão, evolução. Assim, o diálogo serve ao crescimento do ambiente, de cada pessoa envolvida, e seu , que está à frente do grupo.

A fonte das transformações entre você e o grupo se dará à partir do diálogo, do aumento da capacidade de conversarem. Parece fácil, mas não tem sido essa a realidade de muitos brasileiros. Perdemos a capacidade de conversar e a noção do quão importante isso é, acabamos por dedicar tempo ao operacional e produtivo, muitas vezes nos esquecendo que, via de regra, todos falam entre si.

Bom, precisamos mudar a qualidade da nossa comunicação, e podemos fazer isso quando desenvolvemos a capacidade de conversar ou dialogar!

O que você pode fazer para evoluir a sua capacidade de dialogar?

Três coisas essenciais para se fazer:

1 – Abra espaço claro na agenda para ter conversas poderosas com os seus grupos, pessoal ou profissional;

2 – Não seja o dono da razão! Escute, veja o que as pessoas sentem e pensam para, só então, ajustarem como poderão, seguir crescendo juntos;

3 – Ressalte o que aprenderam juntos e aproveite as oportunidades para celebrarem as novas conquistas com boas rodas de conversa.

ESCRITO POR

Grupo Bridge

Artigos Recentes

grupo_bridge_brand_grupobridge_vert_bco.png

Produtos

Livros


Fale com a gente

+55 11 2095 5510
[email protected]


Endereço

Grupo Bridge

Rua Apucarana, 474 – 03311-000 – São Paulo, SP

Grupo Bridge 2024 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News