É a hora da liderança – Coragem!

Celso Braga

20 de março de 2020

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Na hora mais difícil, no momento mais confuso, em que o medo toma conta de todas as pessoas por causa do caos que estamos vivendo com esse COVID-19… É neste momento que você precisa se vestir de coragem e se mostrar presente!

A coragem não é ausência do medo e sim a capacidade de agir apesar dele. As pessoas precisam sentir confiança em quem as está liderando. Uma confiança vinda do potencial humano de ser apoio e suporte quando preciso, mas também de encontrar saídas, mesmo para as situações mais difíceis.

Não importa se estamos inseguros, desesperados, angustiados ou numa combinação disso tudo. Importa sim, o quanto de tempo que vamos ficar presos nestes sentimentos que bloqueiam nossa capacidade de ver as coisas por novos ângulos.

Não podemos deixar esse medo nos isolar. É momento de união, de discutir com mentores, encontrar outros líderes ou pessoas que possam nos ajudar a pensar em conjunto sobre o que estamos vivendo. Será ouvindo diferentes pessoas que poderemos ver as coisas por ângulos completamente diferentes e ativar a nossa inteligência coletiva.

Ações como essas nos permitirão organizar as ideias, equilibrar as emoções e – principalmente ter ferramentas úteis para gerir a nossa equipe neste momento que tende a ficar ainda pior com o passar dos dias.

Nossos colaboradores precisam de nós agora. Precisam ser confortados, aguardam direções mais claras, pedem e esperam decisões para seguir em frente, seja em qual caminho for. Trocar ideias com eles, compartilhar seus próprios receios, e abrir o diálogo para discutir soluções possíveis fará toda a diferença neste momento.

Agora é a hora de ouvir, oferecer suporte e incentivar. Ser um líder realmente inspirador!

Por certo não existem boas notícias imediatamente, nem num curto espaço de tempo, mas em alguma hora tudo vai passar e viveremos em paz novamente. E, enquanto isso, nós – os líderes – precisamos ser o elo forte de ligação, a fim de garantir que nossos colaboradores se mantenham firmes enquanto um time que pode se apoiar e também se ajudar nas respostas de enfrentamento do momento.

Líderes corajosos, contem uns com os outros, ajudem nas decisões mais difíceis, exercitem o seu potencial de forma a navegar por respostas nunca antes pensadas. Vamos construir as alternativas para enfrentar a situação presente e vamos juntos decidir, guiar e organizar o caminho de reconstrução de tempos melhores.

E o mais importante: se façam presentes! Garantam que suas equipes tenham a certeza de que vocês estão juntos nessa.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

Artigos

Da Tragédia à Vitória

Você está confinado, o futuro se coloca como algo tenebroso e sem perspectiva. Tudo lhe foi tirado, o seu chão ou seu céu que lhe permitia ver horizontes. Nada mais lhe resta, apenas chegar ao fundo do poço e, às vezes, descobrir que o fundo do poço ainda tem porão.

Comparável aos piores momentos da história, a pandemia faz emergir dois tipos de pessoas:

Leia mais »
Grupo Bridge 2020 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News