Qual o sentido do trabalho para você?

Celso Braga

26 de setembro de 2022

Blog do Grupo Bridge

Desenvolvimento humano, transformação cultural e inovação.
Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando a pessoa faz o que gosta tudo é um prazer, até mesmo fazer alguma coisa chata que faz parte para, então, entregar o que lhe apaixona. O confeiteiro fará o bolo caprichado e especialmente saboroso porque ama fazer isso, terá que levantar-se às 05 da manhã mesmo que não goste de sair da cama tão cedo, mas terá feito o que mais faz sentido para sua vida.

Recentemente conversava com um líder que se sentia frustrado, isso porque ele adora estar à frente da sua área dando respostas técnicas e tem dificuldade de lidar com as pessoas. Será que ele está no papel correto? Quantas vezes perdemos um grande técnico para adquirir um líder ruim?

Deste modo, devemos compreender que faz parte do papel da liderança identificar o que é mais importante para a pessoa em seu papel profissional, talvez a carreira especialista fosse melhor para o líder do exemplo que dei, ele seria muito mais feliz. Talvez agora, tendo que lidar com pessoas, ele fique frustrado por mais tempo e se culpando por não ter considerado isto em sua decisão antes de assumir uma liderança.

O meu caso foi diferente, comecei com técnico e terminei como líder. Nesse processo descobri adorar cuidar de gente. O que me impulsionou em algum ponto de minha história a estar em um grupo de pessoas discutindo justamente o sentido do trabalho.

A que ponto chegamos?

O ser humano está sempre trabalhando, trabalhar não tem relação só com o papel profissional, afinal tudo que fazemos que depende de nós para chegar a algum resultado é trabalho. Quer dizer, se eu estiver em casa lavando a louça é trabalho, cuja finalidade é o bem-estar da família. Faço isto com paixão? Devo fazer, deste modo valorizo a família e sou exemplo para meus filhos. Do trabalho mais simples ao mais complexo fazer com significado e paixão inspira as pessoas ao redor.

Ter consciência disso nos ajuda a entender a importância das nossas escolhas. No caso citado, a pessoa era técnica e virou líder, foi uma escolha dela. Ela pode mudar o rumo? Sim! Mas se ficar como líder terá de aprender a se apaixonar por esta missão, caso contrário viverá um sofrimento, certamente percebido por todos.

Você não pode amar seu trabalho quando ele for só fadiga física, esforço, algo entregue em troca apenas de dinheiro. Porque é no trabalho que você encontra o caminho para sua criatividade, para o encontro com outras pessoas, para uma contribuição com a construção da sociedade. Isto é algo mais que subsistir, é aperfeiçoar a si mesmo, aos outros e a sociedade. É a sua expressão de ser humano.

Qual o sentido do trabalho para você?

Se você tem paixão pelo que faz vai desfrutar do resultado da sua obra, porque ela é o prolongamento de quem você é. O que você faz porque ama permanece, pois é assim que se lembrarão de você. Você como liderança formou um time, preparou um sucessor, mudou uma forma para atingir um resultado melhor ou maior e, deste modo, deixou um legado. Ou seja, realmente escreveu uma história que fará parte da vida de muitas pessoas que se inspirarão em sua obra.

 

Após dois anos um grande líder reuniu seu time, eu estava lá e vi ele falar de legado, vi seus liderados, que também líderes, inspirados contarem como mudaram e como conquistaram poderes, e como esse time inspirou outras pessoas. Sabe o que eles listaram para destacar o que foi aprendido?

Nove coisas que inspiram pessoas e que este time construiu com este líder que ama o que faz:

1.     Intimidade

2.     Generosidade

3.     Coragem

4.     Excelência

5.     Humildade

6.     Vulnerabilidade

7.     Resistência

8.     Serem diferentes

9.     Um por todos, todos por um.

O resultado de um trabalho de dois anos desenvolvendo esses tópicos garantiu altos níveis de resultado e performance profissional, resultados em números para a empresa e um legado para as pessoas. Isto é o que significa ir além.

Não é à toa que ter paixão pelo que faz para inspirar pessoas aparece em nossas pesquisas como uma das 10 competências-chave para destacar líderes excepcionais.

Bom, não dá para achar pessoas com esta paixão em qualquer lugar, mas você pode chegar lá se começar a refletir sobre qual legado quer deixar. Reflita também sobre a forma como trabalha hoje, se ela leva as pessoas a algum daqueles 9 tópicos destacados, os quais fazem toda a diferença.

Algumas dicas para te ajudar a saber como anda sua demonstração de paixão:

1 – Você se sente feliz com o que faz? Faça esta reflexão e comece já a buscar esta felicidade, mas não se iluda, pois todo trabalho tem a parte que você adora e outra que precisa fazer mesmo sem gostar. E somente sendo apaixonado pela parte maior é possível fazer bem a parte que te incomoda;

2 – Converse com as pessoas para saber se elas têm envolvimento com o que fazem a ponto de se sentirem valorizadas e importantes, se não estiverem felizes oriente para que busquem prazer e sentido nas suas tarefas ou tarefas que lhes proporcione isso. Afinal, é isto importa para se sentirem engajadas;

 

3 – Lembre-se que a percepção do trabalho não pode ser somente de sobrecarga, acerte isto, é bom trabalhar duro, mas é preciso mais que isto para irmos além, porque juntos somos mais fortes.

ESCRITO POR

Celso Braga

O Celso é um obstinado sonhador e realizador. Sócio-diretor do Grupo Bridge, é casado com a Adriana, pai do Lucas e do Mateus. Adora olhar pra frente e construir o futuro.

Artigos Recentes

grupo_bridge_brand_grupobridge_vert_bco.png

Produtos

Livros


Fale com a gente

+55 11 2095 5510
[email protected]


Endereço

Grupo Bridge

Rua Apucarana, 474 – 03311-000 – São Paulo, SP

Grupo Bridge 2024 © Todos os Direitos Reservados – GB Design Team
small_c_popup.png

Receba nossas notícias

Bridge News